Sobre Wildlife Photography

 

Apaixonado desde a infância pelo Continente Africano e, em especial, pelos felinos, o fotógrafo Luiz Carlos dos Santos Jr. fez sua primeira expedição àquele continente em 2010. E não parou mais desde então. Todos os anos, realiza viagens para países da África Subsaariana, onde costuma acampar e ter contato também com os povos locais - em especial, os maasais.
Desde pequeno fascinado pelos filmes do Tarzan, Luiz Carlos conta que já na infância sonhava conhecer a África. Depois de adulto, ele morou em Londres (Inglaterra) e Palmachim, a 25 km de Tel Aviv (Israel) e conheceu mais de 29 países até finalmente desembarcar em solo africano, há sete anos.
A primeira expedição foi feita sozinho. Luiz Carlos passou 10 dias fotografando todos os animais que até então vira somente nos filmes e documentários a que estava acostumado assistir. No retorno para o Brasil, o avião mal pousara e já sabia que teria de voltar mais vezes àquele continente.
De lá para cá, Luiz Carlos voltou outras treze vezes ao continente africano. Percorreu pouco mais de 24 mil quilômetros, passando por oito países e registrou a natureza selvagem, com seus animais exuberantes, e o modo de vida dos maasais em 25 mil imagens.


Proximidade
Em suas expedições, o fotógrafo procura ficar o mais isolado possível, bem próximo da natureza e de seus tradicionais habitantes. O resultado dessa proximidade entre suas lentes, a vida selvagem e a cultura africana pode ser visto em suas palestras e nas oficinas de fotografia que promove dentro e fora do Brasil.
As milhares de fotos produzidas retratam leões, leopardos e guepardos em seus habitats naturais e revelam características do modo de vida desses felinos - os momentos que antecedem um ataque à presa, o banquete após a batalha, o descanso e até mesmo as brincadeiras entre os mais novos dos bandos.


Voluntário
Luiz Carlos também é responsável por uma iniciativa desenvolvida com crianças de uma creche de Santos, no litoral de São Paulo, o Wildlife Project.
Desde 2008, o fotógrafo dá aulas de inglês para alunos de 5 e 6 anos da entidade, todas as sextas-feiras. Em suas aulas, Luiz Carlos utiliza as imagens feitas no continente africano para ensinar as crianças, além da língua inglesa, características dos animais e a importância de sua preservação.


Voluntário Internacional
Em Janeiro de 2016, o fotógrafo iniciou um novo projeto junto ao Parque Nacional da Gorongosa em Moçambique, local onde foram ministradas oficinas de fotografia de vida selvagem para a comunidade local.
O programa teve início em Agosto de 2016 com duração de 14 dias. As oficinas foram divididas em duas turmas e os jovens tiveram oportunidade de manuseio com equipamentos profissionais fora as aulas teóricas e de prática em campo.
Um novo programa já está sendo preparado e deve acontecer em Julho de 2017 na África do Sul, país em que o fotografo repete o projeto nos mesmos moldes de Moçambique.


Oficinas de Fotografia
O fotógrafo ministra cursos de fotografia para iniciantes com foco na fotografia de natureza, embora faça das suas aulas uma imersão completa no assunto fotografia, que vai da escolha e aquisição de equipamentos a manutenção geral assim como o básico para quem está iniciando.
Luiz Carlos também aborda assuntos como expedições e a logística que antecede o dia a dia de um fotografo de natureza em campo, assunto qual vem chamando muito a atenção dos alunos e do público participante.


Expedições Fotográficas
Dado o sucesso de expedições passadas, o fotógrafo deu continuidade ao projeto expedições e vem realizando oficinas dedicadas à fotografia de vida selvagem na África. Geralmente os destinos mais procurados para as expedições são: O Deserto do Kalahari na África do Sul, O Delta do Okavango em Botsuana, e O Serengeti na Tânzania.
A próxima expedição para o Kgalagadi já tem data marcada, serão dois grupos de fotógrafos embarcando no dia 04/06/17 para mais dez dias de aventura no deserto do Kalahari.


Imagens
O resultado dessas experiências já foi exibido em 14 exposições, realizadas em Santos, litoral de São Paulo, onde o fotógrafo mora.
Atualmente, obras limitadas, assinadas e certificadas de Luiz Carlos estão à venda na galeria de arte da Livraria Cultura Shopping Iguatemi, na Livraria Cultura da Avenida Paulista e na Livraria Gaudi do Instituto Tomie Ohtake, todos em São Paulo. Fora do Brasil, as imagens já podem ser encontradas na África do Sul.

Luiz Carlos dos Santos JR.

Luiz Carlos dos Santos Jr

Cargo:
Fotógrafo de Vida Selvagem.

Minha Carreira:

Iniciou na fotografia em 1988, em Londres e desde então já fotografou em 30 países – 5 continentes.
Desde o início na fotografia, sempre teve suas lentes voltadas para a natureza, em especial a vida animal.
Em 2010 deu início a um trabalho tendo como foco a África subsaariana onde começou a fotografar e o vem fazendo desde então.

Destaques e Conquistas:

Veja todos os nossos trabalhos

Projetos
Expedições
Imagens